A dieta ortomolecular foi desenvolvida pelo químico americano Linus Pauling. O nome vem de “orto”, que significa correto em grego, e molecular, representando as moléculas.
O objetivo é restaurar o equilíbrio do organismo através da ingestão de alimentos naturais, sempre respeitando a necessidade de cada pessoa. O estudioso ganhou o Prêmio Nobel de Química em 1954, e da Paz em 1962, por suas recomendações de uso diário de vitaminas e minerais como prevenção de doenças.
A dieta ortomolecular é personalizada, já que cada pessoa necessita de uma suplementação específica. Para seguir o cardápio é necessário antes fazer um exame nos fios de cabelo, o mineralograma capilar, um exame de sangue para identificar as necessidades do organismo e um estudo da rotina, que inclui padrão do sono e hábito alimentar.
Qué Es La Nutrición Ortomolecular?
A bioimpedância, o teste que avalia a composição corporal da pessoa, também entra na lista. Apenas com todos resultados o médico poderá prescrever fórmulas manipuladas para iniciar a dieta.
O programa reúne alimentação balanceada com alinhamento de nutrientes, e a consequência da combinação é a redução de medidas. A ideia é substituir alimentos industrializados por alimentos naturais e bem mais saudáveis.
Derivados de leite passam para os desnatados, carboidratos refinados para integrais e carnes vermelhas por aves e peixes. As frutas e verduras orgânicas estão liberadas.
Dieta Ortomolecular Cardápio
Já a lista de proibições inclui: gema de ovo, pão e arroz na última refeição do dia, manteiga, margarina, leite, industrializados, bebida alcoólica, adoçantes e carne vermelha.
O princípio da ortomolecular é tratar qualquer tipo de patologia. Mas, o hábito ainda auxilia: perda de peso, fadiga crônica, queda de cabelo, insônia, perda de memória e TPM.
É uma dieta é fácil de ser seguida e ainda incentiva o consumo de alimentos saudáveis. O paciente aprende a comer de uma forma mais consciente e há reeducação alimentar, deixando a perda de peso acontecer de forma natural.
Dieta Ortomolecular: O Segredo De Emagrecer Comendo
A medicina ortomolecular não tem restrições ou contraindicações. Assim, o emagrecimento não é comprovado por estudos científicos, mas pode acontecer pela mudança nos hábitos alimentares. É necessário cautela na quantidade de suplementos vitamínicos ingeridos.
Opção 1: Shake (1 copo de leite de soja ou de amêndoa + 1 col./sopa de aveia + 1/2 papaia + 1/2 banana + 1 col./sobremesa de mel.
Opção 2: 1 fruta (pera, maçã, goiaba, figo) + 1 fatia de pão integral com mix de grãos + 1 col. (sobremesa) de cottage e 1/2 col. (sobremesa) de geleia de frutas sem açúcar ou adoçante + 1 xíc. (chá) de chá verde (adoce com mel ou estévia).
O Que é E Como Fazer A Dieta Ortomolecular?
Opção 3: 1 taça de frutas picadas (maçã, pera, figo e banana) com 1/2 xíc. (chá) de leite de soja ou de amêndoa + 1/2 xíc. (chá) de aveia e 1 col. (sobremesa) de mel + 1 xíc. (chá) de chá verde.
Opção 4: Omelete de 2 claras, 1 gema, sal marinho e salsa à vontade (use uma frigideira sem óleo e abafe com uma tampa por 7 minutos) + 1 taça de frutas picadas (maçã, pera, mamão) com suco de 1 laranja-lima + 1 xic. (chá) de chá verde.
Opção 2: 1 copo (300 ml) de suco antioxidante (bata 1 maçã, 2 cenouras, 1 talo de salsão, 1 pedaço pequeno de gengibre com 1 copo de água mineral e coe).
Introducción A La Medicina Ortomolecular
Salada de folhas verde-escuras (rúcula, agrião, scarola, couve-manteiga, almeirão) + legumes crus ralados (chuchu, abobrinha e abóbora) temperados com salsa e alecrim frescos batidos com azeite de oliva, limão e shoyu + 3 col. (sopa) de arroz integral + 2 col. (sopa) de soja em grão + 3 (col.) de couve-flor refogada.
Omelete de champignon + salada de folhas verde-escuras temperada com alecrim, manjericão, salsa e hortelã batidos com azeite de oliva, limão e shoyu + 3 col. (sopa) de arroz integral.
Salada mista (4 col./sopa de brócolis – flor e talo – cozido no vapor + 1/2 xíc. (chá) de salsa, 2 tomates, 1 pepino em cubos e 2 col./sopa de atum conservado em água temperados com 1 pedacinho de gengibre batido com azeite de oliva, alho, limão e shoyu) + 3 col. (sopa) de arroz integral + 2 col. (sopa) de feijão.
Dieta Y Suplementos Para El Otoño Invierno
Salada de folhas verde-escuras temperada com semente de mostarda batida com azeite de oliva e vinagre balsâmico (ou limão) + 1 prato (raso) de carpaccio de carne + 1 fatia de pão de centeio.
1 filé de badejo assado com azeite e ervas frescas + 3 col. (sopa) de arroz integral + 2 col. (sopa) de espinafre refogado com azeite, cebola, alho e sal (ou shoyu).
1 prato (raso) de espaguete ao pesto de manjericão + 1 prato (sobremesa) de legumes refogados + 1/2 banana-da-terra assada no forno com canela.
Cuidado Com Dietas Fundamentadas Na Medicina Ortomolecular
Salada de triguilho cozido com cenoura e abobrinha raladas e rúcula temperada com shoyu, sal e azeite + 1 prato (raso) de nhoque de ricota com molho de tomate e polvilhado com queijo parmesão.
1 filé grande de salmão grelhado + 3 col. (sopa) de couve-manteiga crua em tirinhas temperada com azeite, limão e shoyu + 1 prato (sobremesa) de abóbora japonesa cozida com casca e temperada com azeite, limão, sal e salsa.
Beleza Bem-estar Como cuidar da pele do rosto em cada fase da vida Além do protetor solar, que é o cuidado principal com a pele, confira outras dicas que vão te ajudar a cuidar do rosto.
Vsvnutri: Nutrição Ortomolecular E Nutrigenômica
Bem-estar Movimento Academia para iniciantes: guia completo Montamos um guia de academia para iniciantes com as informações mais importantes para você ter os melhores resultados no treino. Confira!
Alimentação Bem-estar Como reeducar o paladar para comer de forma mais saudável? Veja dicas Você sofre com a seletividade alimentar e tem dificuldades para comer bem? Saiba como mudar issoAo iniciar uma dieta, qualquer que seja, é comum acontecer uma mudança no consumo alimentar e, na maioria das vezes, isso significa excluir alimentos hipercalóricos, gordurosos e industrializados e substituí-los por produtos naturais, orgânicos e funcionais. Entretanto, após um tempo, em determinadas vezes, a dieta demora a fazer efeito, causando o questionamento do que está sendo feito de “errado”, de forma que o êxito não aparece.
Este é o ponto em que a dieta ortomolecular pode oferecer respostas. Isso porque ela é baseada na prática de corrigir as carências e os excessos de vitaminas e minerais de cada pessoa para equilibrar o organismo, neutralizando os radicais livres e freando o envelhecimento. O resultado disso é que, ao fazer o ajuste dos nutrientes, há uma melhora no metabolismo e no funcionamento do intestino, o que leva à perda de peso.
Livro Dieta Ortomolecular
De nada adianta restringir demais a alimentação. Para tudo há um limite. A mãe natureza é sábia: quando você restringe o alimento, ele baixa o metabolismo, fazendo com que você não queime nada e mantenha uma reserva para se manter vivo. Uma dieta com restrição alimentar por mais de um mês deixa um registro nas células de que você é poupadora de gordura e, para manter a sobrevivência, até a água vai ser retida. Portanto, em vez de deixar de comer, eleja os alimentos que são verdadeiros aceleradores do metabolismo.
Cada pessoa tem um equilíbrio metabólico peculiar, por isso a dieta ortomolecular é feita individualmente. Assim, uma alimentação específica, com suplementos nutricionais apropriados, permite que cada um atinja e permaneça no melhor de sua forma e saúde.
A eficácia da dieta ortomolecular também está relacionada à indicação da nutrição baseada no tipo sanguíneo, que revela os alimentos que são considerados reagentes positivos, negativos e neutros para cada tipo de sangue, influenciando diretamente no processo de emagrecimento, mudança de hábitos e implantação de um estilo de vida saudável.
Dieta Ortomolecular: Emagrece, Previne Envelhecimento E Controla Tpm
Cada tipo sanguíneo “combina” com certos alimentos na mesma medida que rejeita outros. Esse casamento do sangue com os alimentos corretos é responsável por influenciar as defesas do organismo e a forma como o metabolismo queima calorias e combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. O sangue ainda tem uma profunda atuação sobre as nossas emoções e como o nosso corpo lida com o estresse do dia-a-dia.
A dieta do tipo sanguíneo tem como grande elaborador e estudioso o Dr. Peter D’Adamo, que atribui ao sangue o gerenciamento dos três pilares do corpo humano: psique, corpo e saúde. O ideal é que através da dieta exista não apenas mudanças de hábito e vida, mas também uma prevenção relacionada a problemas futuros. A perda de peso é uma das consequências naturais da restauração do corpo.
Determinados alimentos podem causar perda ou aumento de peso, de acordo com o tipo de sangue. Quem perde peso com a alimentação rica em proteínas são geralmente os de tipo O e B. Não há muitas pessoas de tipo A se dando bem com essa alimentação, pois seu sistema não é biologicamente ajustado para metabolisar os nutrientes tão eficientemente quanto às de tipo O e B. As de tipo AB também não costumam perder peso com alimentos ricos em proteínas, pois esses alimentos não são equilibrados em relação aos alimentos próprios do tipo A de que as pessoas de tipo AB necessitam.
Dieta Ortomolecular é Alternativa No Tratamento Da Endometriose
Em suma, a indicação de uma dieta alimentar específica, baseada na análise sanguínea e nos métodos de anamnese e diáteses, aliada à prática regular de atividades físicas, é a estratégia mais eficiente para o bem estar físico e emocional.